A estrutura interna pode ser em madeira de reflorestamento como:
Cedrinho
Pinus
Eucalipto
Essas madeiras ao mesmo tempo oferece maior sustentação e durabilidade e representam uma opção ecologicamente correta.
Outro item que não pode faltar na elaboração da estrutura chama-se percintas (tiras elásticas que concedem flexibilidade ao sofá).
As percintas são colocadas abaixo das almofadas de assento e encostos. Os tamanhos e o nível de flexibilidade das percintas variam de acordo com o modelo e a área a ser utilizada. As percintas de assento são mais rígidas e possuem 50% de elasticidade e as de encosto, mais maleáveis, 80% de elasticidade.
Modelos como os de sofá-cama, têm reforço em ferro, convenientes para esse tipo de sofá, já que o mesmo recebe mais peso por um maior tempo durante o sono.
As espumas são assuntos a parte. Estão presentes nos assentos, encostos e braços e possuem diversas densidades. Recomenda-se escolher, pelo menos no assento, por espumas D28.
A armação do esboço em si também é importante. Não há um modelo certo. Tudo depende de sua necessidade. Em geral temos:
Sofás de 2 lugares:
Ideal para decorar espaços menores, ou como alternativa para ser colocado em escritório ou quarto. Tem na economia de espaço uma vantagem.
Sofás de 3 lugares:
Ideal para ambiente com mais espaço e mais pessoas para usá-lo. Ajustam-se muito bem para salas de TV na posição frontal.
Conjunto de 2 e 3 lugares:
Aqui a vantagem encontra-se em padronizar a decoração com uma solução para até 5 pessoas. A diversidade de acomodação dos dois módulos colabora para periódicas modificações de visual do cômodo.
Sofá-cama:
A versatilidade é sua grande qualidade. Os modelos atuais investem em design, proporcionando soluções com estilo e praticidade em uma única peça. São bastante utilizados em um apartamento de solteiro e como uma opção para hóspedes de última hora.
Chaise:
A chaise agora também faz parte do sofá, mas pode ser utilizada em ambiente externos como jardim e piscina. Para compor a sala é preciso que a chaise seja confortável. Hoje no mercado existe o sofá com chaise fixa e o modelo retrátil, que permite ir para frente e para trás e que lidera as vendas. O modelo retrátil além de ser um sofá comum para receber as visitas, pode ser usado para os momentos e lazer e descanso.
E para finalizar esse tema lembre-se que, ao comprar um sofá com uma estrutura durável, você pode, no futuro, trocar apenas o forro e ter um sofá novinho em folha gastando menos.
0 comentários:
Postar um comentário